quarta-feira, 9 de março de 2016

Calculando Juros e Multa do aluguel atrasado

Juros e multa por atraso do aluguel
Juros de 1% ao mês e multa de 10 ou 15%.

A multa moratória é devida quando o inquilino não paga o aluguel no dia estipulado, estimada em 10 ou 15%.
valor do aluguel: 1000,00.
multa: 10%  ou 15% - 100,00 ou 150,00.
multiplica o aluguel por 10 ou 15 e divide por 100 e encontra o valor da multa.
alguel com multa: 1.100,00 ou 1.150,00.

Juros moratórios  

Os juros por atraso são de 1% pro rata, o que quer dizer que, a cada 30 dias ou um mês, soma-se, no máximo, 1% do valor total do boleto ao que deveria ser pago a princípio, sendo que esse acréscimo é proporcional ao número de dias em atraso. Assim, se um cliente atrasou o pagamento em 10 dias e o valor inicial do boleto era de 100 reais, o cálculo a ser feito é o seguinte: 100 x 0,01 = 1,00 / 30 x 10 = 0,33. Portanto, o valor final do boleto será de 100 + 2 + 0,33 = R$102,33.

15 comentários:

  1. BOA TARDE!
    TENHO UM CONTRATO NO QUAL OS JUROS AO MÊS É 10% E A MORA TAMBÉM É DE 10%. COMO FAÇO ESSE CÁLCULO?

    ResponderExcluir
  2. Multa - pega o valor do aluguel multiplica por 10 e divide por 100 terá o valor da multa.
    Juros - o máximo de juros é 1% ao mes é ilegal cobrar 10% - Pega o valor do aluguel multiplica por 10 e divide por 100 e divide por 30, encontrará o valor a ser cobrado por dia. Aí multiplica este valor pelo numero de dias.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de saber como fica a Multa e Juros deste aluguel, R$ 1300,00 (Multa 5% e Juros 1%). Meu corretor explicou errado. Ele ensinou assim: 1% do Juros dividido por 30 x (Multiplica) os dias atrasados + 5% da multa. Pegaria o resultado multiplicaria com valor do aluguel e depois dividiria por 100.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Moro em uma casa onde os donos se recusam a fazer contrato. Essa semana vieram com uma advogada informar que cobrarão juros de 10% no valor do aluguel caso passe 1 dia da data de vencimento mais 0,33% de juros ao dia em cima do aluguel+ a multa de 10% ., Esta prática e correta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem contrato sim! se não tem contrato, já esta errado. Agora o mais correto é pagar o aluguel em dia...rs

      Excluir
  6. Bom dia! Moro em uma casa onde os donos se recusam a fazer contrato. Essa semana vieram com uma advogada informar que cobrarão juros de 10% no valor do aluguel caso passe 1 dia da data de vencimento mais 0,33% de juros ao dia em cima do aluguel+ a multa de 10% ., Esta prática e correta ?

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a dona do imovel e minha imobiliaria esta atrasando meu aluguel sempre. Fizeram o calculo da multa para me pagar porem estou com uma duvida: os 10% que a imobiliaria tem direito, é retirado antes ou apos o calculo da multa?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meu enquilino atrasou o meu aluguel de mil reais que vence todo dia 20 o valor de 10% da multa é cobrado por cada dia de atraso ou por todos os 10 dias que ficou atrasado o aluguel

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Tenho um contrato de locação que cobra 10% de multa + 1% de juros ao mês em caso de atraso. Eu tenho que pagar todo dia 05 o aluguel + condominio + iptu juntos. O meu valor total desse mês foi de R$ 2.830,50 , porém eu paguei com 05 dias de atraso e o proprietario me cobrou os 10% de multa do valor total R$ 283,05 . Essa conta está certa?

    ResponderExcluir
  10. De onde veio o número 2, utilizado na conta final?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu aluguel é 450 eu atrasei por 10 dias o aluguel como faço as contas do juros por atraso eu não tenho contrato

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, meu aluguel é R$ 700,00 com vencimento todo dia 08, no contrato reza 10% após décimo quinto dia de cada mês. Apartir desta data incorrerá também em mora diária de 1%; a pergunta é 1% é cobrado desde o dia 8 ou apartir do décimo quinto dia ? e encima do valor já com a multa ou não ?

    ResponderExcluir